quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Batismo

João estava também batizando em Enom, perto de Salim,
porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.
(Jo 3:23)

A palavra batismo, de acordo com sua origem grega, significa imergir, submergir ou mergulhar em água. Uma pessoa que ouviu o evangelho e creu no Senhor Jesus deve passar pelas águas do batismo.

Dentre os exemplos registrados na Bíblia, destacamos a experiência de um eunuco que ouviu o evangelho por meio de Filipe: “O eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e começando por esta passagem da escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho a fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que me impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É licito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Então mandou parar o carro, ambos desceram a água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8:34-38)

Batizar uma pessoa é mesmo que sepulta-la, declarando publicamente o fim de sua velha vida, de seu velho viver, dos velhos hábitos herdados da velha criação. Esse ponto final nas coisas velhas também indica a oportunidade de um novo começo, um caminho para Deus introduzi-la numa nova criação, por meio da regeneração, do novo nascimento e assim poderá andar em novidade de vida (Rm 6:3-5).

Quem crê e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado
 (Mc 16:16).

Em romanos 10:9 lemos: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Nesse texto vemos que todo aquele que crer em Jesus e confessá-Lo como seu Senhor, será salvo. Entretanto, Marcos 16:16 nos apresenta mais um requisito; ser batizado. Isso indica que o passo completo para o cristão ter um novo viver é crer e ser batizado. Quando cremos em nosso coração e confessamos com nossa boca que Jesus é o Senhor somo, de fato, salvos da condenação eterna; mas é importante, declarar, testemunhar publicamente que fomos transferidos do império das trevas para o reino do Senhor Jesus (Cl 1:13-14; 1 Pe 2:9). Por isso o batismo é uma experiência importante na vida do cristão.
Ser batizado não é ingressar numa organização religiosa. Ao ser batizada, a pessoa que creu no Senhor é introduzida no Corpo de Cristo, na Igreja. Em 1 Coríntios 12:13, Paulo diz: “Pois, em um só Espirito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espirito”.

Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça (Mt 3:13-15)

Nesse texto vemos que o próprio Jesus foi batido para cumprir toda a justiça de Deus. Assim, muito mais nós, hoje, quando somos batizados, também cumprimos a justiça de Deus. O batismo também é o conselho de Deus em seu plano no Novo Testamento. Recusar-se a ser batizado é anular o conselho e plano de Deus para nós (Lc 7:30). Em Mateus 28:19, o Senhor Jesus dá uma ordem aos discípulos que preguem o evangelho e batizem “em” (que significa para dento do) nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Essa incumbência do Senhor aos discípulos revela que o batismo é algo que devemos praticar com bastante seriedade.

O exemplo de Noé e sua família

Nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber,
oito pessoas, foram salvos, através da agua, a qual figurando o batismo,
agora também vos salva (1 Pe 3:20b-21a)

O batismo também indica separação, e isso é prefigurado pela experiência de Noé e toda a sua família sendo salvos separados da geração pervertida e corrupta de sua época por meio das águas do dilúvio. Hoje, quando somos batizados, somos salvos e separados da geração pervertida e corrupta da era em que vivemos, a fim de sermos absolutos para o Senhor.

A experiência dos Filhos de Israel

Tendo, pois o povo passado o Jordão, falou o Senhor a Josué dizendo [...]: Daqui do meio Jordão, do lugar onde, parados, pousaram os sacerdotes os pés, tomais doze pedras; e levai-as conosco e depositai-as no alojamento em que haveis de passar estra noite[...]. Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordao, no lugar em que, parados, pousaram os pés os sacerdotes que levavam a arca da aliança; e ali estão até o dia de hoje. [...]. As doze pedras que tiraram do Jordão, levantou-as Josué em coluna em Gilgal. E disse aos filhos de Israel: Quando, no futuro, vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significa essas pedras?, fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão. Porque o Senhor, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o Senhor, vosso Deus, fez ao mar vermelho, ao qual secou perante nós, até que passamos (Js 4:1-23).

Antes de entrar em Canaã, os filhos de Israel atravessaram o rio Jordão no meio do qual retiraram doze pedras, conforme a orientação do Senhor. Josué, também, levantou outras doze pedras no leito desse rio. Isso representa o batismo, incluindo o sepultamento e a ressurreição, das doze tribos de Israel.

A travessia do Jordão, assim como a do Mar Vermelho, indicam a libertação do povo de Israel do mundo, da escravidão de Satanás. No caso do Mar Vermelho, os filhos de Israel cruzaram a salvo, e os exércitos de faraó ficaram submersos naquelas águas. Esse é o principio do batismo. Quando somos batizados, o Senhor nos liberta do império das trevas e da escravidão do mundo maligno, para servimos ao Deus vivo e verdadeiro (Cl 1:13; 1 Ts 1:9-10). Dessa forma, batizar o que creu no Senhor implica o sepultamento do velho ser, da velha criação e a produção de uma nova criação para Deus.


Capitulo 2 – Livro Crescendo em Vida – Dong Yu Lan - Editora Árvore da Vida